Mass Media

O que acontece no mundo passa por aqui

01 Dezembro, 2006

Para que serve a cultura???

Esta semana, enquanto eu caminhava pelas ruas de Porto Alegre, notei que várias pessoas jogaram lixo no chão. Confesso que vejo isso todos os dias pelas ruas da capital, não é novidade. Refleti. Qual a dificuldade de um "cidadão" em procurar uma cesta de lixo próxima??? As pessoas até vêem uma cesta por perto, mas está na cultura jogar o lixo no chão. E não é somente o lixo. A falta de educação chega aos diversos níveis da nossa sociedade. Independente da classe social. O Brasil sempre será um país subdesenvolvido enquanto não mudarmos nossa cultura. A pequena lata jogada na rua é o reflexo da falta de educação que está presente em muitos lares. Mas como chegaremos a ser um país de primeiro mundo com atitudes selvagens e subdesenvolvidas??? O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, disse que um país não muda pela sua política, nem economia. Muda sim, pela sua cultura. Não adianta somente cobrarmos ações dos governantes se nós mesmos não fazemos o dever de casa. A cultura serve para que haja a possibilidade de se produzir um efeito real de desenvolvimento humano. Enquanto não tivermos educação e cultura seremos dominados, subjugados, manipulados e resignados.

18 Comments:

At Dezembro 01, 2006 8:10 AM, Blogger Nao tem Sentido said...

Conconrdo contigo e com o Betinho, cara, somente a cultura pode mudar hábitos imundos e imbecis como o de jogar um simples papel de bala no chão. Os bolsos da minha mochila vivem cheio de papel e qualquer tipo de lixo. Outra coisa: tem lugares que existem poucas lixeiras. Elas ficam mais concentradas no centro destas cidades. Mas isso não é motivo para jogar tudo no chão! Abração!!!

 
At Dezembro 01, 2006 9:36 AM, Blogger Vanessa Coimbra said...

Oi Molina...Concordo contigo, mais uma vez, e confesso que fico apavorada com o lixo que está Porto Alegre. O povo não cuida da cidade, joga lixo no chão, e já vi várias vezes os garis limpando e o pessoal sujando. É uma falta de respeito e consideração incrível. Beijos...

 
At Dezembro 01, 2006 9:36 AM, Blogger Vanessa Coimbra said...

Oi Molina...Concordo contigo, mais uma vez, e confesso que fico apavorada com o lixo que está Porto Alegre. O povo não cuida da cidade, joga lixo no chão, e já vi várias vezes os garis limpando e o pessoal sujando. É uma falta de respeito e consideração incrível. Beijos...

 
At Dezembro 01, 2006 11:15 AM, Blogger debyland said...

É isso ai Molina, um pouco de cultura nao faz mal a ninguém, mas nao concordo que seja uma questao de cultura do brasileiro jogar lixo no chao, tá a maioria faz isto, mas eu por exemplo, nao faco e sei que tu também nao faz.
Temq ue fazer que nem aqui, largou lixo no chao toma multa, jogou toco de cigarro pra fora do carro, toma luz alta na cara, multa e pitao de todos que estiverem ao redor! hehehe
Grande beijo Molina!
P.S.: Cadê meus livro? Mandou meu beijo pro Luciano?

 
At Dezembro 01, 2006 11:50 AM, Anonymous gustavo gossen said...

Grande Molina...
tava sentindo falta de texto novo aqui... finalzinho de semestre?

cara, essa do lixo jogado nas ruas, me lembrou as enchentes lá de São Paulo essa semana... mostrou muito bem um valão feito especialmente para escorrer água da chuva entupido de lixo... aê nao adianta reclamar se a água invade a casa... nao querendo tb deixar o gov isento do negocio...

abração

 
At Dezembro 02, 2006 8:01 PM, Anonymous Nina Flores said...

Isso é uma das coisas que mais me irrita e entristece. Quando uma criança faz, então, e tem um adulto do lado, nossa, é notar que a humanidade caminha igual e não há esperança nenhuma... Valeu, Molina.

 
At Dezembro 03, 2006 6:56 PM, Blogger debyland said...

REalmente Molina Berlim é uma cidade nostálgica, nao a escolheria para moradia!
Mas mias fotos estao por vir!
Beijao

 
At Dezembro 03, 2006 6:58 PM, Blogger debyland said...

REalmente Molina, Berlim é uma cidade nostálgica, nao a escolheria para moradia!
Mas mais fotos estao por vir!
Beijao

 
At Dezembro 04, 2006 11:54 AM, Blogger Nico said...

Cara tu tocou em um assunto muito interessante e irritante ao mesmo tempo. É tão fácil controlar esse tipo de atitude. Basta não jogar mais lixo nas ruas. Outro dia estava no ônibus e um adolescente imbecil, porque é assim que ele merece ser chamado, tinha a lixeira do ônibus a 30cm do alcance dele. Mas ao invés de colocar o lixo na lixeirinha, levantou e jogou pela janela. Concordo contigo. É questão de cultura, educação e tudo mais. Agora multar quem faz isso, vai acabar gerando mais violência, pois grande parte da população não vai aceitar esse tipo de imposição. É o mesmo caso do pedestre mal educado. O motorista nem sempre tá errado, mas sempre leva a culpa. Em relação ao comentário do colega sobre as enchentes..... é triste Molina. Eles se auto-prejudicam e nem se dão conta de o problema é causado pela própria população.

Bom chega!!

Um abraço

 
At Dezembro 04, 2006 11:55 AM, Blogger Nico said...

Cara tu tocou em um assunto muito interessante e irritante ao mesmo tempo. É tão fácil controlar esse tipo de atitude. Basta não jogar mais lixo nas ruas. Outro dia estava no ônibus e um adolescente imbecil, porque é assim que ele merece ser chamado, tinha a lixeira do ônibus a 30cm do alcance dele. Mas ao invés de colocar o lixo na lixeirinha, levantou e jogou pela janela. Concordo contigo. É questão de cultura, educação e tudo mais. Agora multar quem faz isso, vai acabar gerando mais violência, pois grande parte da população não vai aceitar esse tipo de imposição. É o mesmo caso do pedestre mal educado. O motorista nem sempre tá errado, mas sempre leva a culpa. Em relação ao comentário do colega sobre as enchentes..... é triste Molina. Eles se auto-prejudicam e nem se dão conta de o problema é causado pela própria população.

Bom chega!!

Um abraço

 
At Dezembro 04, 2006 2:23 PM, Anonymous Aline Ebert said...

Oi, Molina. Desculpe escrever por aqui, mas não tenho teu e-mail. Nem deixa visível esse comment, tá? Te escrevo para avisar que hoje estarei na Uni às 18 horas para gravar o cd com aqueles áudios do Grandes Coberturas, sim? Tem que ser hoje, pois combinei com o webmaster para ele ter uns dias para colocar no ar até a sexta. Obrigada!

 
At Dezembro 05, 2006 10:54 PM, Anonymous Lucas de Mello said...

cada povo tem o país que merece.. a situação economica e politica é reflexo das relações humanas, não só quanto à educação e cultura mas também nas relações pessoais no que diz respeito à ética e caráter.

 
At Dezembro 07, 2006 10:53 AM, Blogger Lucas Barroso said...

li e quando acabei fiquei com uma pergunta, e como o txt é teu, repasso:
onde a gente acha ou adquiri essa tal cultura?

grande molina

abraço

 
At Dezembro 07, 2006 10:54 PM, Blogger Dazideia said...

São pessoas que eu não gostaria de conhecer a casa...
Abraço, Molina.

 
At Dezembro 12, 2006 9:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Não sei o que é pior, ver as pessoas sem consciência jogando lixo no meio da rua, ou ficarmos olhando e não orientarmos este cidadão. Em julho passei uma semana em Curitiba e fiquei pasma. Será que esta cidade existe? Lá não vemos lixo nas ruas, estações ou paradas pixadas. Lá as pessoas tem educação e senso de limpeza, cuidam do patrimonio público, porque sabem que as coisas publicas pertencem a todos os cidadãos. Há alguns kilometros de Curitiba, já em Porto Alegre, percebemos como as pessoas fazem pouco caso. Jogam lixo na rua, pixam tudo que tiver a seu alcance, destroem orelhões, corredores de ônibus entre outros bens públicos que deveriam preservar como se fossem os móveis de sua casa, seu carro carro...Em fim a Educação é algo que deveriamos ter sempre, independentemente se em casa ou na rua.
Estela Silva

 
At Março 30, 2008 1:23 PM, Anonymous Anônimo said...

oi será q vc poderia me responder um trabalho escolar? pq eu pesquisei em varios sites mais em nenhum tem.
é assim: A cultura popular serve para doutrina do povo?



Se puder ficarei muito grata.

 
At Março 31, 2008 9:02 AM, Blogger Leandro Molina said...

Cara Anônima,
sim, a cultura popular pode doutrinar. Não sei aonde você mora, mas aqui em Porto Alegre, por exemplo, existem alguns movimentos culturais em bairros e comunidades que recebem ajuda do governo, empresários, políticos e outros. Isso faz com que as pessoas envolvidas no processo disseminem as idéias de quem banca esses projetos. Subliminarmente, a comunidade beneficiada cria uma imagem positiva de quem contribui para uma determinada causa. Não é uma teoria conspiratória. Mas é nítido que as doutrinas são difundidas através de idéias positivas. Pessoas com um pouco mais de conhecimento sempre se sobrepõem aquelas com menor instrução. Essa é uma regra da sociedade. Outro exemplo. Conheci um grupo do movimento Hip-Hop. Eles fazem um trabalho bem legal em comunidades de morros da capital dos gaúchos. Porém, têm apoio do governo estadual. Há pouco mais de um ano entrevistamos esse grupo para um trabalho de aula na universidade. Eles, ao mesmo tempo que falavam do Hip-Hop, exaltavam a ajuda e pessoas ligadas ao governo. Imagina eles fazendo isso lá no morro. Isso é apenas uma das formas apresentadas pela Teoria da Cultura de Massa. Imagine uma pirâmide invertida. Agora enumere de cima para baixo algumas forças dispostas na sociedade. A parte mais larga da pirâmide vai ser composta por poderes como governo, instituições...na parte de baixo, mais estreita, entram os receptores de toda a carga de informação, interesse e doutrinas, ou seja, a menor porção da sociedade, que é o indivíduo.

 
At Maio 20, 2008 5:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Leandro,adorei o seu comentario sobre o conceito da cultura do nosso pais!Eu so tenho 15 anos de idade e acabo de ter a primeira aula de filosofia e estava aprendendo sobre a cultura jovem,que,de certa forma,envolve todos esses assuntos.bom,nao posso ser tao boa nisso quanto voce,pois volto a repetir que so tenho 15 anos de idade e ainda tenho muito o que aprender.Nao concordei muito quando voce disse que a cultura brasileira era ruim,pois de acordo com o que foi ensinado na minha escola,nao existe cultura ruim ou boa,pois em cada regiao ou pais tem sua cultura e nos nao podemos critica-la. os indios,por exemplo,usam tanguinhas e isso nao e errado,pois faz parte de sua cultura.O que eu acho que voce quis dizer foi que existem "pessoas e seus comportamentos" que fazem o Brasil continuar sendo um pais subdesenvolvido,pois a maioria da populacao e pobre e certamete ignorante.
O nosso comportamento pode ser bom ou ruim e nao a nossa cultura!

 

Postar um comentário

<< Home